Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Serviço militar x INSS

Publicado por Graziella Freire
há 5 anos

Comprovada a prestação do serviço militar, deve o período ser computado como tempo de serviço, conforme 55, I, da Lei 8.213/91 e artigo 60, IV, do Decreto 3.048/99.

Este também foi o entendimento fixado pela Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU).

A prestação de Serviço Militar não é uma faculdade do cidadão, mas sim uma obrigação imposta constitucionalmente, por isso o Serviço Militar, além de computar como tempo de serviço/contribuição, deve também ser considerado para fins de carência.

Não resta qualquer dúvida, tomando por base a legislação vigente, assim como entendimento de diversas decisões judiciais, que o período prestado em atividade militar deve ser obrigatoriamente considerado e averbado pelo INSS, para somar ao tempo de contribuição do segurado quando do requerimento do benefício de aposentadoria por tempo de contribuição ou idade. Qualquer proibição ou restrição por parte da Autarquia Previdenciária (INSS) em não somar os períodos concomitantes à prestação de serviço militar e da prestação de serviço em regime CLT, evidencia-se afronta ao princípio da legalidade, uma vez que não há qualquer vedação legal que considere irregular a soma dos referidos períodos.

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações12
  • Seguidores55
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações125
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servico-militar-x-inss/750061274

Informações relacionadas

Rodrigo Sorio, Advogado
Artigosano passado

Tempo de serviço militar conta para carência no INSS?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Qual a diferença entre suspensão e interrupção do contrato de trabalho? - Mariana Egidio Lucciola

Celso Schmitz, Advogado
Notíciashá 9 anos

FGTS - Obrigação do depósito mesmo sem trabalho prestado

Petição - TRF03 - Ação Aposentadoria por Tempo de Serviço (Art. 52/4) - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)